Leitores Online

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

‘SteamBox’: Valve anuncia máquinas que rodarão o novo SteamOS


A sequência de anúncios da Valve continua nesta semana. E depois do surpreendente SteamOS, a novidade de hoje envolve a aguardadíssima SteamBox. O nome, Steam Machine, é levemente diferente, mas o conceito é quase o mesmo: um hardware para ser conectado na TV da sala e usado como uma espécie de “videogame” ligado ao Steam – e rodando o novo SO.

Mas o “quase” está ali por um motivo: a máquina não será produzida exclusivamente pela Valve e nem será apenas uma. Várias Steam Machines deverão ser fabricadas, frutos de parcerias da desenvolvedora com outras empresas não nomeadas.

A ideia inicial é lançar uma versão beta do computador, feito pela própria Valve e com configurações não especificadas – embora a empresa garanta que ele será otimizado para games e “para a sala de estar”, além de totalmente aberto e atualizável. Apenas 300 unidades sairão da fábrica, e serão entregues a 300 testadores, escolhidos entre candidatos da rede Steam – o que é curioso, já que fabricantes não costumam liberar versões de teste de computadores ou quaisquer outras peças de hardware aos usuários.

Interessados podem se inscrever no programa por aqui, mas precisam atender a alguns pré-requisitos. Além de ter um perfil público na Comunidade Steam, o candidato deve participar do grupo Steam Universe, ter 10 amigos e jogar uma partida no Big Picture Mode. Atendidas todas as exigências, será preciso ainda fazer um rápido cadastro, onde são solicitados alguns dados pessoais – incluindo endereço, que pode ser brasileiro. A página, aliás, está toda em português do Brasil, o que leva a crer que a Valve tem planos para a região.

As inscrições para a fase beta do hardware vão até o dia 25 de outubro, data em que deve ser feito o sorteio de candidatos – os protótipos devem ser entregues ainda este ano. Ou seja, não precisa correr para fazer o cadastro, já que, no fim, a sorte é quem dirá se você receberá uma das primeiras Steam Machines em casa. Só não crie muita expectativa, porque, até o momento em que termino este texto, os inscritos passam dos seis mil.

Especificações técnicas Além de “hardware otimizado” e “alta performance”, a Valve não deu mais detalhes sobre configurações do protótipo próprio. No entanto, deixou claro que vários outros modelos diferentes serão lançados, que deverão se adaptar ao gosto do usuário. Por isso, é bem provável que vejamos diversos tamanhos e especificações de Steam Machines chegando ao mercado em 2014, depois que o período de testes e adaptação passar.

A Valve promete que os computadores serão compatíveis com mouses, teclados e controles. Em termos de jogos, os quase 3.000 games do Steam estarão disponíveis durante a fase beta, sendo que centenas deles rodarão nativamente no SteamOS. O protótipo da empresa será totalmente “hackeável”, e o dono de um deles poderá fazer as modificações de hardware e software que quiser – inclusive instalar outro SO.

Próxima revelação Outro anúncio deve ser feito pela Valve ainda nesta semana, desta vez na sexta-feira, 27 – o relógio na página Living Room indica pouco mais de 47 horas até ela.

Não sabemos o que esperar, mas o desenho pode indicar algo: o do SteamOS era um círculo, enquanto o das Steam Machines era uma caixa envolvendo o SO. O último item, por sua vez, é representado por dois círculos “somados” – ou algo como dois sistemas operacionais juntos. Mas o que isso significa? Resta esperar até sexta para o mistério ser desvendado.




Por: Gustavo Gusmão / Gadgets INFO / Desktops

Nenhum comentário: