Leitores Online

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Intel se rende ao movimento “faça você mesmo” com placa inspirada no Arduino


Para um grande fabricante de hardware, notavelmente líder de processadores, era bem improvável ignorar o fato de que uma geração de criadores de eletrônicos (Do It Yourself ou faça você mesmo) está em formação graças ao Arduino e ao Raspberry Pi. Esta dúvida foi sanada hoje com a criação do Intel Galileo. Uma placa de baixo custo da Intel para entusiastas.

A nova placa tem a vantagem de possuir a arquitetura Intel x86, o que a princípio privilegia o suporte a sistemas operacionais e principalmente periféricos que se pode usar em conjunto. A Galileo vem com o processador (system on a chip) Quark X1000 de 400 MHz. O conjunto de instruções é da linha Pentium, com 32 bits.

Em termos de conexões, ela fornece slot PCI Express, Ethernet 10/100 Mbps, leitor de cartões SD, USB 2.0 e outros barramentos para controlar componentes. A Intel fornecerá plataforma de programação open source para Linux, OSX e Windows.

Por enquanto não há informações sobre preço e disponibilidade, mas Brian Krzanich, CEO da Intel, anunciou que doará 50 mil Intel Galileo para 17 universidades ao redor do mundo.




Por: Luíz Cruz / Gadgets INFO / Desktops

Nenhum comentário: