Leitores Online

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Novena: um notebook open source para hackers


Todo aficionado por computação e eletrônica já imaginou como seria ter um notebook totalmente livre. Isto é, controle total do hardware e do software. Alguns até conseguem acesso a todo o software – como o notebook Yeeloong, do Stallman -, mas os projetos de hardware geralmente são fechados. Novena pretende ser um caso a parte. É um notebook criado para hackers que querem alterar tudo a seu bel-prazer.

Segundo os criadores, o notebook segue com arquitetura ARM, muito próxima do Xilinx FPGA (uma forma de processador programável). O desenhos do hardware estão disponíveis para download em um Wiki. O software é um Debian modificado e está disponível para download no GitHub

A configuração é interessante:

• Processador Freescale iMX6, de 1,6 GHz (núcleo Neon);
• 4 GB de memória RAM DDR3;
• Tela de 13,3 polegadas com resolução de 1920 por 1080 pixels;
• SSD de 240 GB SATAII
• Conexões: 2 USB 2.0 energizadas, HDMI, leitor de cartão SD e duas Gigabit Ethernet
• Bateria de 3000 mAh (3 células) e hardware dedicado para controle de energia;

O gabinete é definitivamente sui generis. Ao inclinar a tela para uso, o corpo abre deixando de propósito todos os circuitos internos expostos. Há alguns extras como: um circuito FPGA de uso geral, uma placa MyriadRF (com suporte até a LTE) e um emulador de ROM. Veja mais detalhes:

video

Para conseguir comercializar o notebook os criadores Bunnie Huang e Sean Cross iniciaram uma campanha no site de financiamento coletivo Crowd Supply. E já conseguiram mais de 700 mil dólares, quase três vezes o objetivo inicial. Sinal de quem tem muita gente insatisfeita com o que tem disponível no mercado.




Por: Luíz Cruz / Gadgets INFO / Notebooks

Nenhum comentário: