Leitores Online

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Novo padrão USB 3.1 promete mais velocidade


O USB 3.0 está disponível já há um bom tempo e seu principal rival é a tecnologia Thunderbolt, da Intel. Embora a tecnologia Thunderbolt ofereça velocidades mais altas, o USB 3.0 se popularizou mais graças ao seu baixo custo de implantação. Agora o USB 3.0 deve receber ainda este ano sua primeira grande revisão, o USB 3.1 ou SuperSpeed+ USB.

 USB 3.1
De acordo com o USB 3.0 Promoter Group (usb.org), o USB 3.1 estende as definições mecânicas e elétricas, e as definições de protocolo e de hub enquanto mantém a compatibilidade com o padrão USB 3.0 atual (conhecido como SuperSpeed USB) e com os hubs e dispositivos compatíveis com o padrão USB 2.0.

Basicamente o USB 3.1 é duas vezes mais rápido (10Gbps) do que o USB 3.0 (5Gbps) e também é mais eficiente no uso de energia.

Além da maior velocidade, a revisão 3.1 também introduz um novo cabo e um novo conector – Type-C 3.1. Ele foi desenvolvido para substituir tanto os cabos com conector USB full size como os cabos com conectores micro USB, oferecendo assim uma experiência mais uniforme.

Outro detalhe é que tanto o novo conector do USB 3.1 como a porta foram criados para acomodar futuras atualizações. Além disso, o cabo Type-C oferece até 100 watts – suficiente para carregar a bateria de tablets, smartphones e outros aparelhos mais rapidamente.

Vale destacar que mesmo com o upgrade na velocidade, o USB 3.1 ainda fica atrás do Thunderbolt 2, que oferece até 20Gbps de velocidade de transferência de dados. Ainda assim, como o USB é mais barato e também pode carregar a bateria de smartphones e outros aparelhos, ele ainda é a opção mais atraente para usuários e fabricantes. 

Disponibilidade do USB 3.1
O padrão USB 3.1 está em desenvolvimento já há algum tempo e é bem possível que os primeiros dispositivos equipados com o novo padrão apareçam no mercado já no final de 2014.

Mais detalhes sobre a revisão 3.1 podem ser encontrados aqui.

Por: Sid Vicious / Hardware / Tecnologia

Nenhum comentário: