Leitores Online

terça-feira, 13 de maio de 2014

Parrot AR Drone 3.0 poderá usar o Oculus Rift como visor


A Parrot ganhou alguma fama no últimos anos com uma série de drones divertidos, mas quando o assunto é filmagem e fotografia, fabricantes como a DJI e a Walkera ainda detém a dianteira. Essa situação pode mudar no futuro. A versão 3.0 do AR Drone terá uma série de recursos peculiares , incluindo um controle que pode mandar o sinal de vídeo capturado pelo drone para um Oculus Rift.

O novo drone, apelidado de “Bebop”, consiste em uma câmera de 14 MP  suportada por quatro hélices. Além do sensor com mais resolução, outra novidade interessante da câmera é a presença de uma lente com 180° de angulo de visão. No entanto, quem prestar atenção no filme promocional abaixo vai notar que o vídeo do drone não parece ter um campo de visão tão amplo. A razão por trás disso é que o vídeo final não usa toda a informação capturada no frame. Parte da imagem é utilizada pelo software da máquina para estabilizar o vídeo, um recurso importante para drones pequenos como esse, que costumam tremer muito em áreas abertas.

Como o Phantom da DJI, o Bebop possui um sistema de geolocalização embutido. Esse sistema usa GPS, GLONASS e GALILEO  para se orientar e retornar ao ponto de decolagem. Outra possibilidade é a criação de um plano de voo autônomo usando um mapa. Um problema das versões anteriores do AR Drone era o fato de que eles eram controlados por uma conexão Wi-Fi de 2,4 GHz que, além de ter um alcance limitado, é muito suscetível à interferência. O Bebop responte essa questão com um controlador Wi-Fi em MIMO (4 antenas) que também opera em 5 GHz.

Para resolver o problema do alcance, a Parrot também vai lançar um controle dedicado para o drone, chamado Skycontroller. A ideia é conectar o tablet ou smartphone que está controlando o Bebop nesse acessório, que ampliaria o alcance da rede a até 2 km. Outra função do Skycontroler é capacidade de enviar o sinal de vídeo do drone um Oculus Rift em tempo real. É claro que haverá algum atraso entre o que o drone vê e o que aparece na frente dos olhos do piloto, mas esse é sem dúvida um caminho interessante a seguir.

O Bebop provavelmente chegará ao mercado no final deste ano. Embora o preço ainda não esteja definido, a empresa está considerando um valor um pouco acima dos 1.000 dólares cobrados por um Phantom no exterior (no Brazil, os preços variam entre 2.100 e 2.400 reais para o modelo mais básico). Veja o vídeo do produto abaixo.



Por: Leonardo Veras / Gadgets INFO / Miscelânea

Nenhum comentário: