Leitores Online

terça-feira, 28 de abril de 2015

Na mão: Lumia 532 é um smartphone básico de R$ 400


Em janeiro deste ano, a Microsoft anunciou que queria oferecer às pessoas que nunca tiveram smartphones algumas opções de aparelhos bons e baratos com Windows Phone 8.1. Nessa ocasião, a empresa apresentou o Lumia 532, um dispositivo de 400 reais que tem processador quad-core e suporte para dois chips.

O aparelho, que chegou nesta semana ao INFOlab, tem também 1 GB de RAM, algo que os antigos aparelhos de baixo custo da Microsoft/Nokia não tinham. A configuração de hardware lembra a que encontramos no primeiro Motorola Moto E, lançado em 2014. Porém, a tela do Lumia 532 é menor, são 4 polegadas. Um dos pontos fracos desse produto, em análise preliminar, é a resolução da tela, que é de 800 por 480 pixels.

Falando em display, uma das coisas mais agradáveis para quem não tem o hábito de usar relógios é que o Lumia 532 exibe uma tela predominantemente preta que mostra o hoŕario o tempo todo. Isso tem um pequeno impacto na bateria, visto que é necessário dar energia ao display para iluminar os pixels que montam os números. Porém, é um pequeno sacrifício em prol da conveniência.

A potência do Lumia 532 não é seu ponto de destaque. O chipset Qualcomm Snapdragon 200 quad-core de 1,2 GHz consegue executar o sistema para oferecer uma experiência de fluída pelo Windows Phone. No entanto, a GPU Adreno 302 não dá conta de rodar jogos com processamento gráfico avançado.

Os slots de chips e microSD (que pode ser de até 128 GB) ficam escondidos atrás da capa que envolve o smartphone. Vale notar que é consideravelmente difícil de remover essa tampa, o que exige um certo número de tentativas.

A câmera principal registra fotos com até 5 MP. A qualidade não é aquela pela qual a linha Lumia de alta gama é reconhecida. Mas os resultados são razoáveis, se a ideia for apenas capturar cenas do cotidiano. A ressalva é que você precisa estar em um ambiente bem iluminado, de preferência, à luz do sol. Isso porque o smartphone simplesmente não possui flash algum.

Outro item que faz falta no Lumia 532 é uma câmera dianteira melhor. As selfies tiradas em VGA não têm qualidade indicada nem mesmo para o compartilhamento em rede sociais. Por outro lado, a câmera frontal é essencial para usar o Skype, o serviço de mensagens instantâneas da Microsoft, que faz videochamadas.

Em linhas gerais, o smartphone oferece um bom desempenho para uso leve, como acessar redes sociais, mandar mensagens no WhatsApp e fazer ligações. O Lumia 532 é um ótimo substituto para a finada linha Asha, que oferece aparelhos com visual parecido e configuração mais fraca.

Em breve, o Lumia 532 será analisado em detalhes na nossa seção de Reviews.




Por: Lucas Agrela / Gadgets INFO / Smartphones

Nenhum comentário: