Leitores Online

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Samsung lança novos SSDs 850 EVO com formatos M.2 e mSATA


A Samsung atualizou sua linha de SSDs 850 EVO com o lançamento de novos modelos baseados nos formatos M.2 e mSATA.

mSATA ou mini-SATA é um tipo de conector menor e mais fino usado em SSDs para portáteis como netbooks e ultrabooks. Sua aparência lembra um pouco a do PCI Express Mini Card.

O conector mSATA foi anunciado oficialmente pela Serial ATA International Organization em setembro de 2009.

Já o M.2 é um formato que oferece mais flexibilidade para os fabricantes. Ele permite o desenvolvimento de drives com diferentes comprimentos e larguras e com recursos mais avançados.
  
Detalhes dos novos SSDs 850 EVO com formatos M.2 e mSATA
De acordo com a Samsung, os novos SSDs 850 EVO com formato M.2 possuem 120GB, 250GB e 500GB de capacidade para armazenamento. Já os modelos com formato mSATA 120GB, 250GB, 500GB e 1TB de capacidade.

Os novos drives oferecem um desempenho similar ao oferecido pelos SSDs 850 EVO baseados no formato de 2.5” com interface SATA 6.0Gbps. As velocidades de leitura e gravação podem chegar a até 540MB/s e 520MB/s.

Os drives também utilizam chips de memória flash TLC (Triple-level Cell) baseados na tecnologia 3D V-NAND da Samsung. A má notícia é que os novos SSDs custam um pouco mais caro que os modelos com formato de 2.5”.

Mais detalhes sobre os SSDs 850 EVO com formatos M.2 e mSATA podem ser encontrados aqui e aqui.

O que é um SSD?
SSD (sigla do inglês solid-state drive) ou unidade de estado sólido é um tipo de dispositivo para armazenamento não volátil de dados sem partes móveis. Eles são diferentes, mais duráveis e bem mais rápidos do que os discos rígidos comuns.

Em certos computadores/notebooks/ultrabooks com discos rígidos convencionais, SSDs com baixa capacidade de armazenamento são usados como uma espécie de cache para acelerar a inicialização do sistema operacional e dos aplicativos instalados.




Por: Sid Vicious / Hardware / HD e SSD

Nenhum comentário: