Leitores Online

domingo, 24 de maio de 2015

Canon pula de 22 para 50 Megapixels com nova câmera 5DS-R


A Canon tem estado um tanto quanto atrás de sua maior concorrente, a Nikon, quando o assunto é resolução de suas câmeras. Enquanto o sensor de maior resolução das Canon tem 22MP, a Nikon produz câmeras com 36MP. Com as novas 5DS e 5DS-R, a Canon decide correr atrás e pula direto para 50MP, uma resolução 125% maior do que a anterior.

Fisicamente, as novas câmeras 5DS e 5DS-R são praticamente idênticas ao modelo 5D Mark III, mas internamente as diferenças são bastante notáveis.

Primeiramente, como já dissemos, o sensor tem 2,25 vezes a quantidade de pixels presentes na 5D Mark III, o que resulta em fotos que podem ser impressas em tamanhos maiores e com mais liberdade de corte. Além disso, o modelo 5DS-R cancela o efeito do seu filtro de passe baixo com um segundo filtro. Na prática, isso torna as imagens mais nítidas, ao custo de maior moiré.

Normalmente, o filtro de passe baixo é colocado na frente do sensor para que uma leve “borrada” na imagem diminua o moiré, um defeito visual que surge quando fotografamos linhas finas muito próximas umas das outras, como, por exemplo, o tecido de uma camiseta. . No caso da 5DS-R, a Canon optou por incluir um segundo filtro para cancelar o primeiro em vez de simplesmente elimina-lo por um motivo econômico: isso facilita a fabricação da câmera. Simplesmente remover este filtro mudaria a posição do sensor, o que o tornaria incompatível com as lentes já existentes.

Por outro lado, algumas funções se perdem em relação à 5D Mark III. Os dois novos modelos não possuem saída de áudio para monitoramento do nível de som durante filmagens. Além disso, a saída HDMI dos dois modelos não envia vídeo sem compressão, o que inviabiliza sua utilização como câmeras de vídeo para profissionais. Ambas também são um pouco mais lentas, fotografando em 5 FPS (contra 6 FPS da Mark III). Outra limitação é o fato de que o ISO máximo dos dois modelos chega a apenas 6 400 nativamente, com expansão para 12 800 (contra 25 600 com expansão para 102 400 da Mark III). Curiosamente, a Canon promete que a gama dinâmica do sensor não mudou muito em relação à 5D Mark III apesar da resolução extra.

A 5DS e 5DS-R serão lançadas em junho por 3.700 dólares e 3.900 dólares, respectivamente. Naturalmente, o objetivo não é substituir a 5D Mark III, mas para satisfazer um público específico: fotógrafos de estúdio e de paisagem. Esses dois grupos de profissionais têm muito a ganhar com a resolução extra e não perdem com a flexibilidade menor de ISO.




Por: Luccas Franklin / Gadgets INFO / Câmeras digitais

Nenhum comentário: