Leitores Online

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Na mão: Monitor Dell Ultrasharp 5K


Embora monitores com a resolução 4K ainda não tenham dominado o mercado, a Dell decidiu ser a primeira a correr direto para a etapa dos monitores 5K, uma resolução 77% mais alta do que aquela chamada de “Ultra HD”. O INFOlab acaba de receber um destes gigantes de 27 polegadas para testes e já contamos como ele funciona.

Primeiramente, é importante notar que ainda não testamos o UP2715K em sua resolução máxima de 14,7 megapixels. Essa resolução é tão alta que ela ultrapassa a a especificação DisplayPort 1.2a. 

Portanto, a esmagadora maioria dos computadores precisa usar duas saídas de vídeo simultaneamente para utilizar cada um dos pixels dessa tela (a especificação DisplayPort 1.3 resolve esse problema, mas ela ainda é muito recente). Como a GPU com essas conexões ainda está a caminho, fomos obrigados a nos contentar  com uma resolução de “apenas” 8 megapixels, ou seja, 4K a 60 Hz. Antes do UP2715K, apenas o iMac 5k da Apple utilizou tamanha resolução, mas a empresa ainda não vende monitores 5K separadamente.

Com isso fora do caminho, podemos dizer que o monitor tem outros aspectos além da resolução que o tornam interessante. Por exemplo, ele já vem calibrado manualmente de fábrica para que as cores exibidas sejam tão próximas do real quanto possível. Não é por acaso que ele faz parte da linha “Ultrasharp”, cujo público-alvo são fotógrafos, designers e outros profissionais do ramo da imagem. Além disso, o UP2815K possui uma grande gama de opções para a calibragem manual ou assistida para quem quiser torná-lo mais personalizado.

Uma função interessante é o software “Dell Display Manager”, que pode separar áreas da tela em “mini desktops”, de forma que qualquer janela jogada lá toma um formato pré-determinado. Isso é particularmente útil porque janelas de sites em tela cheia, por exemplo, raramente utilizam tanta resolução e acabam exibindo muito espaço em branco. Da mesma forma, um editor de texto não se beneficia de uma tela tão grande ou de tantos pixels. O UP2715K pode, então, ser dividido como se ele fosse composto por dois ou mais monitores.

Um review completo do UP2715K está a caminho. Nele testaremos sua resolução máxima, suas caixas de som e funções como a de hub USB, leitor de cartões e seu desempenho em games e vídeos.




Por: Luccas Franklin / Gadgets INFO / Monitores

Nenhum comentário: