Leitores Online

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Apple anuncia o OS X El Capitan com novos controles por gestos e foco em desempenho


O primeiro grande anuncio da WWDC 2015 foi o novo sistema operacional da empresa para seus Mac: o OS X El Capitan.

Segundo o vice-presidente da Apple Craig Federighi, o OS X El Capitan será focado em duas grandes áreas: experiência do usuário e desempenho. Até por isso, a aparência do novo sistema operacional é muito parecida com a de seu antecessor, o Yosemite (aliás, El Capitan é uma das montanhas que formam o Monte Yosemite, na Califórnia).

A Apple promete que a grande diferença do novo OS X está em seu uso. Entre as novidades, está o uso de controles por gestos: o El Capitan permite que o usuário arraste dois dedos pelo trackpad para excluir uma mensagem, por exemplo, como no iOS. Um toque no trackpad também interrompe a execução da música, entre outras funções.

O navegador Safari também recebeu novas funcionalidades. Agora, o usuário pode fixar abas na barra de ferramentas apenas ao arrastá-las para a esquerda. A busca do Spotight foi aperfeiçoada, sendo capaz de responder perguntas naquilo que a Apple chama de "linguagem natural". A ferramenta também é capaz de buscar informações sobre temperatura, ações e resultados de jogos.

O El Capitan também recebe um novo aplicativo de Notas e uma interface renovada Mission Control, que agora permite dividir a tela.

Em relação ao desempenho do novo sistema operacional, a Apple diz que o El Capitan abre aplicativos 1,4 vezes mais rapidamente e arquivos em PDF quase quatro vezes mais rápido, no app Preview.

A empresa também está introduzindo a linguagem de programação Metal no Mac, após lançá-lo no iOS 8. Ele substitui o OpenGL na renderização de gráficos, aumentando em até 40% a eficiência na renderização de games.

Uma versão para desenvolvedores está disponível a partir desta segunda para desenvolvedores. Um beta público do OS X El Capitan estará disponível em julho e a versão final será lançada, gratuitamente, no outono americano (primavera no Brasil).




Por: Gabriel Garcia, de INFO Online / Tecnologia pessoal

Nenhum comentário: