Leitores Online

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Lomography atualiza as lentes Petzval


Dois anos atrás, a Lomo lançou um Kickstarter para voltar a produzir lentes Petzval, um tipo de objetiva que foi muito popular no século XIX. O projeto foi um grande sucesso e agora a empresa está tentando lançar outra versão da lente.

Embora a nova Petzval seja visualmente parecida com a anterior, existem muitas novidades por baixo de seu corpo de cobre. Em primeiro lugar, ela terá 58 mm de distância focal, o que se traduz em um ângulo de visão mais aberto que o do modelo anterior, que tinha 85 mm. A abertura máxima também aumentou de f/2,2 para f/1,9 e vale notar que o método clássico de ajuste continua o mesmo: o fotógrafo precisa inserir manualmente placas com orifícios que variam de f/1,9 até f/16 na lente.

Uma novidade no assunto dos controles é a adição de um anel que intensifica ou reduz o efeito de bokeh em redemoinho que torna esse tipo de lente especial. Basicamente, a Lomo introduziu um novo elemento corretivo na objetiva que pode ser movimentado com o anel. Como antes, há uma versão da lente para conectores F da Nikon e outra para conectores EF da Canon. No entanto, desta vez eles também estão oferecendo uma versão tingida de preto  para quem não gosta do visual do bronze.

Como menciono no artigo, Joseph Petzval se tornou famoso graças à uma série de inovações que ele introduziu no design de objetivas ao longo do século XIX. As cobiçadas lentes que levavam seu nome se distinguiam das outras lentes da época por dois motivos: por apresentarem pouca aberração esférica e por terem aberturas muito amplas. Antes de Petzval, um daguerreótipo podia exigir até 30 minutos de exposição, o que dificultava muito retratos por razões óbvias. As novas lentes cortaram esse tempo de exposição para até 30 segundos, possibilitando gêneros completamente novos de fotografia.

A Lomo está pedindo doações de pelo menos 450 dólares em troca da promessa de uma cópia da Petzval 58 mm. Previsivelmente, o projeto de Kickstarter já ultrapassou em muito a quantia mínima de 100 mil dólares para posto em prática.




Por: Leonardo Veras / Gadgets INFO / Câmeras digitais

Nenhum comentário: